top of page
                                                          História do Biscuit

 

O surgimento do biscuit não e somente de um lugar especifico, surgiu em vários países em especial a Itália. Quando surgiu o biscuit a massa que usavam era a pasta di sale, uma mistura de farinha, água e sal. Era uma tradição naquela parte do continente europeu. São trabalhos delicados que retratam os mais diversos motivos do dia-a-dia e usavam a técnica que hoje e conhecida por biscuit por finalidade enfeitar a mesa.

 

Em outros países como Estados Unidos, por exemplo, também usavam o biscuit era usado para fazer os bonecos de salt dough que são muito famosos, além de serem uma tradição muito antiga. Apesar de sua beleza, guardam em si a fragilidade dos elementos de que são compostos, ou seja, o artesão encontra-se limitado à baixa resistência e durabilidade das peças feitas em biscuit.

 

O Biscuit nasceu inspirado justamente nesses trabalhos, onde havia a necessidade de se procurar resistência e durabilidade ideais para as peças.

 

Misturando-se a massa a outros elementos (cola, por exemplo), obteve-se uma consistência duradoura, suficientemente para que a peça pudesse receber pintura e acabamentos que realcem brilhos e outros atributos naturais.

O biscuit surgiu na Europa e América Latina como Porcelana Fria.

 

O termo Porcelana Fria, em muitas ocasiões, confunde pessoas que não conhecem a técnica. Muitos acham que se trata de um trabalho em porcelana tradicional. Realmente, algumas peças chegam assumir esse aspecto.

 

Apesar da inspiração européia, a arte do biscuit ganhou adeptos e grande desenvolvimento apenas na América Latina.

Em relação aos países europeus, somente na Inglaterra obtiveram-se notícias de grupos de artistas que se dedicavam a técnica de biscuit, sendo tradicional o acontecimento de encontros anuais para debates, exposições e premiações.

 

Já nas Américas, a Porcelana Fria chegou primeiramente na Argentina, onde se encontra um grande número de seguidores e artistas que se dedicam a ela nos seus mais diversos aspectos. Em seguida expandiu-se para o Chile, Peru e Bolívia.

Na década de 80, o biscuit chegou ao Brasil através dos trabalhos de Anna Modugno. A artista pesquisava, há algum tempo, diversos tipos de massas alternativas para trabalhos artesanais. Foi justamente nesta época que a técnica de porcelana fria ganhou o nome de Biscuit, termo do idioma francês que tem muito a ver com a delicadeza e refinamento das peças, características da porcelana branca.

 

Anna Modugno não só trouxe a técnica do Biscuit para o Brasil como, também, propiciou uma nova abordagem ao tema. Desenvolveu amplo trabalho de aprimoramento e refinamento da técnica artesanal, criou uma linha de produtos e ferramentas específicas, além de publicar diversos livros e revistas com seus trabalhos em biscuit. Anna Modugno é referência a nível nacional quando o tema é o Biscuit.

 

Outro ponto de destaque do Biscuit Ã© considerá-lo como uma atividade de negócio. Atualmente temos em nosso país milhares de pessoas que se dedicam e se empenham profissionalmente neste segmento. Com isto, criaram um mercado de muito bom gosto e, principalmente, alegrando e colorindo ambientes.

 

O biscuit hoje e uma técnica usada para decoração de casa, festas e pode ser usado de forma delicada personalizando e criando peças exclusivas para serem presenteados em datas  comemorativas. Essa e a historia do biscuit que vem ganhando novas técnicas e formas a cada dia, para obter uma peça linda e delicada de biscuit e necessário estudo, um bom desempenho e usar sua criatividade.

 

                                                                                              “A arte ensinando a viver!"

 

Informações

 

Email: Marinellep@gmail.com

 

Telefone: (71) 3494-7094

 

Celular/whats: (71) 99183-1643 (tim)

bottom of page